Escola de Música do Acre abre 459 vagas gratuitas para 2026; matrículas começam nesta quarta (12)
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Escola de Música do Acre abre mais de 450 vagas em Rio Branco
A Escola de Música do Acre (Emac) abriu 459 vagas imediatas para novos alunos no ano letivo de 2026. As oportunidades são gratuitas e contemplam cursos de formação inicial em música, com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
As matrículas serão realizadas presencialmente na sede da Emac, localizada no Conjunto Tucumã II, no Distrito Industrial, em Rio Branco, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h30. (Veja mais abaixo o cronograma completo por data)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Além das vagas imediatas, também será formado cadastro de reserva com o mesmo número de vagas, válido até 30 de abril.
De acordo com o edital publicado pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE-AC), as vagas são destinadas a estudantes a partir do 2º ano do ensino fundamental até o ensino médio, além da comunidade em geral com idade mínima de 18 anos, no caso das turmas noturnas.
➡️ VEJA O EDITAL COMPLETO
Alunos da Escola de Música do Acre
Mardilson Gomes/SEE
As vagas estão distribuídas entre os cursos de:
Canto
Violão
Violino
Guitarra
Contrabaixo
Teclado/Piano
Bateria
Cavaco
Saxofone
Clarinete
Musicalização infantil
A musicalização infantil oferece 40 vagas (20 pela manhã e 20 à tarde), voltadas a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental .
Já os cursos formativos são organizados em diferentes instrumentos e dias da semana, com aulas uma vez por semana, nos três turnos.
As vagas da manhã e da tarde são destinadas exclusivamente a estudantes regularmente matriculados no ensino básico. O turno da noite é voltado para maiores de 18 anos que não estejam cursando o ensino regular.
Escola de Música do Acre abre 500 vagas para cursos
Divulgação/Cedida
O cronograma prevê:
12 de fevereiro: exclusivo para maiores de 18 anos interessados no turno noturno;
13 e 19 de fevereiro: alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio;
20 de fevereiro: estudantes de escolas particulares, caso restem vagas.
Cada candidato poderá se inscrever em apenas um instrumento e optar por apenas um turno. Caso sejam identificadas duas matrículas para o mesmo candidato, ambas serão invalidadas.
O edital também reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência e 5% para jovens em situação de vulnerabilidade social ou que cumprem medidas socioeducativas.
As aulas serão presenciais e realizadas uma vez por semana. O aluno que acumular três faltas consecutivas sem justificativa poderá perder a vaga.
VÍDEOS: g1